Doki Doki #22 - Ano Novo Japonês

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

   Olá doki dokianos! 
   Primeiramente Feliz Natal e Feliz Ano Novo atrasado! \o/
   Tudo de bom para todos nesse novo ano!
   
   Hoje nós vamos aproveitar essa onda de fogos e parabenização e vamos falar sobre o ano novo japonês. 





   O ano novo japonês, ou oshougatsu, é bem diferente do nosso ano novo e é uma das datas mais importantes do calendário. 
   Diferente de nós, os japoneses não comemoram o ano novo somente da virada de dia 31 para dia primeiro ou somente no primeiro dia do ano, ao contrário, tuda uma preparação começa assim que termina o natal.
 Após o natal os japoneses já começam a se preparar fazendo nos lares a limpeza geral de final de ano, o ôsoji, pois lá eles acreditam que no primeiro dia do ano tudo de ruim fica no ano que passou.  
   Assim que o ano vira, as pessoas vão a templos ouvir o sino badalar 108 vezes, que dizem ser o número de desejos mundanos do ser humano. E também, as famílias costumam comer  toshikoshi soba, o macarrão de trigo sarraceno, para desejar felicidade para a família por um longo tempo. 
  No primeiro dia do ano as pessoas passam em família, comendo osechi-ryôri - que é um prato especial de ano novo e fazendo hatsumôde (a primeira reza do ano) em templos. 
   Mas além da comemoração do último dia do ano velho e primeiro dia do ano novo, a festa ainda acontece por mais alguns dias ou até mesmo uma semana, onde o comércio e bancos fecha como feriado.  
   Vário eventos são realizados no primeiro mês do ano, pois acreditam que o toshigami - Deus do Ano Novo e espírito dos antepassados - vêm visitar nesse período, sendo assim, vários cultos são realizados pela família e comunidade. 




   Diferente de nós que bebemos, festejamos, estouramos champanhe e nos entupimos de comida em um ou dois dias, para os japoneses, todo esse período é dedicado a purificação, um período de orações e de dar boas vindas ao ano que esta chegando. 




   E uma última curiosidade: diferente de nós que saudamos o ano que está entrando com um "Feliz Ano Novo", os japoneses agradecem tudo que foi obtido no ano que terminou com um “Akemashite omedetou gozaimasu!”. 

   É isso gente! 
   Kissus da Jess >.< 

   Fontes:
   http://www.s-i-a.or.jp/child/portugal/pdf/gyouji_port.pdf

   http://madeinjapan.uol.com.br/2005/12/21/oshougatsu-o-anno-novo-japones/



Jéssica  Paloma (eu, prazer) é resenhista do blog (livros *-*), ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP (não tá fácil não galera >.<), adora ler livros (você disse LIVROS? *-*) e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral. 


Coluna "Doki Doki" é publicada aqui de 15 em 15 dias , não percam!!!

   

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda